Freecell, um jogo clássico que não vivemos sem!

A versão mais conhecida do Freecell foi criada pela Microsoft para lançar o jogo nos seus sistemas operativos com o propósito de quebra-cabeças. Acredita-se que a primeira versão do Freecell para computador terá sido criada por Paul Alfille, em 1978 para o sistema PLATO. Mais tarde a Microsoft deixou a cargo de Jim Horne a tarefa de aprender com o jogo já existente e criar uma versão para Windows com gráficos a cores. No entanto, o jogo apenas ficou famoso aquando do lançamento do Windows 95, altura em que o jogo Frecell saiu da escuridão e se tornou um jogo de imensa popularidade. Dado o seu sucesso, foi estendido também para as versões Windows 98, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. No Windows 8, existe uma versão na loja de apps que pode ser descarregada.

Sabe-se ainda que alguns dos jogos que deram origem ao Freecell como o conhecemos hoje foram o “Eight Off”, do qual não se sabe muito e o Baker (atualmente conhecido por Baker’s game, isto é, o jogo de Baker), sendo que difere do Freecell pela particularidade de as cartas no tabuleiro serem construídas por naipes e não por cores alternadas.

O Freecell  (por vezes chamado também de solitario carta blanca) é constituído por 52 cartas e é jogado num tabuleiro (janela no caso de um computador), tem quatro células vazias (que auxiliarão na construção do naipe de jogo) e quatro células-base vazias (será nestes espaços que se colocarão as cartas quando se achar que é o momento indicado para se começar a ordenar por naipe). As cartas estão distribuídas por oito colunas, quatro colunas com sete cartas e quatro colunas com seis cartas. Algumas regras alternativas variam entre uma a dez células e podem ainda distribuir as cartas entre quatro a dez colunas, dependendo do modo de jogo e da dificuldade.

As cartas no topo de cada coluna iniciam um quadro. Os quadros devem ser construídos para baixo e com alternação de cores, isto é, tal como nos jogos “Solitário”, a carta com valor mais elevado deve ser a base do quadro e a que se lhe sucede deve ser a carta imediatamente a seguir na hierarquia, sendo que devem diferenciar na cor. (Imagine que temos um Rei de espadas (naipe preto) como base do quadro. Deve seguir-se uma Dama de um naipe vermelho (copas ou ouros)).

Também como nos jogos de paciencia ou nos jogos de cartas de solitario spider, sequências de cartas podem ser movidas, mas neste jogo em especial, o número de cartas a serem movidas depende de número de células vazias. O jogo termina quando todas as cartas se encontrarem ordenadas por naipes nas suas células-base respetivas.

Classico juego de carta blanca windows

Windows

As disposições das cartas estão pré-definidas e são selecionadas aleatoriamente quando se inicia um novo jogo. Existem ainda algumas disposições (oito) que não têm solução (neste caso, jogos cuja disposição das cartas não permite a resolução do jogo com quatro células sendo que neste caso necessitam de cinco). Em todas as outras é possível sim vencer o jogo. Logo se você não está ganhando nenhuma partida não é porque o jogo não é possível de vencer e sim porque você jogou mau e então travou a mesa não sendo a vitória possível. É devido a esta característica de praticamente sempre poder ser resolvido, que acreditamos que somos grandes fãs do Freecell! Um jogo muito bom para os momentos de tédio absoluto no trabalho e também muito bom para a exercitar e desafiar um pouco a nossa massa cinzenta! Se você estiver utilizando o Windows 8 ou o 8.1 e não estiver afim de fazer o download do app (assim como nós), você pode jogar no site do jogo em português o freecell.com.br.

Comments Off

Filed under jogos

Comments are closed.